eletronicashow.com Blog
  
Patrocinadores


  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar


Bem vindo ao fórum,aqui você encontra esquemas,arquivos eeprom,dicas técnicas,siga.

Tópico FechadoUsando gerenciador oficina eletrônica SICOEL 3.0

 Responder Responder
Autor
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
eletronicashow Ver Drop Down
Administrador
Administrador


Cadastrado em: 01 Janeiro 2007
Localização: São Roque /SP
Status: Offline
Pontos: 1967
Link direto para este Post Tópico: Usando gerenciador oficina eletrônica SICOEL 3.0
    Postado: 26 Agosto 2010 as 10:59

Obrigado por escolher este programa para gerenciar suas ordem de serviço ("O.S").

Se ainda não fez o download baixe pelo link:http://eletronicashow.com/programas/sicoel.exe

Ajudar a manter o software SICOEL clique aqui.

Requisito: Processador 500Mhz,512Mb memo,20Mb de disco,Win 95/ME/Xp para usuário do windows Vista e Win7 tem que desativar o controle UAC(Controle de pais) ,caso contrário o backup não funciona.

Para usuários Windows Vista,
1º Vá no painel de controle
2º Clique em Contas de Usuário e Segurança Familiar
3º Clique em Contas de Usuário
4º Clicque em Ativar ou desativar o Controle de Conta de Usuário
5º Terá uma opção ( Utilizar o controle de conta de usuário (UAC) para ajudar a proteger o computador, desmarque ela
6º Renicie o computador e pronto!






Está é a tela principal do programa SICOEL,note que a tela de login a sua esquerda e a sua direita está o menu de funções.






 
 











Tela de login,clique no usuário Anonimo e digite a senha 1234 para ter acesso as funções do programa,após clicar em Login a tela busca rápida e pêndencia são carregadas.








 
 
 
 Depois dedigitar asenha dosistemaclique nomenu lateral em:
 
 
 
 



Clique em Usuário
 
 
 
Clique em funcionário para abrir o cadastro de usuarios.
 
 
 
 
 
 
 
 




 


 
 
Com o cadastro de usuario aberto inclua um novo usuario ou edite:
 
Caixas de seleção:
O formulário de cadastro possui varias caixas de seleão,cada uma define o acesso aos outros formulários do sistema:
Coluna Somente ler:está permite que o usuário abra o formulário mas não pode incluir,alterar ou excluir o registro.
Coluna Ler/alterar/excluir: está permite alterar,incluir e excluir um registro.
Pedir senha ao alterar o registro: está se ativada sempre vai pedir a senha do usuário antes de salvar o registro.
Excluir registro permanentemente: está se selecionada permite que o registro seja apagado do banco de dados,recomendo deixar desmarcada,caso houver uma exclusão basta abrir o formulário de registro e desmarcar a exclusão.
As caixas sistema: se marcadas permite o acesso as funções,backup,movimento,configuração,teste backup,registro
 
OBS:Troque o usuario anonimo e a senha 1234  por uma de seu conhecimento,e não esqueça ela está é criptografada no banco de dados e não dá para recuperar,caso você esquecer a senha entre em contato.
 
 
 


 
 
 
 
Depois que definiu o acesso ao programa vamos configurar agora,no meu lateral clique em:
 
Clique em sistema.
 
 
Clique em configurações para abrir o formulário.
 
 
 
 
 
 
 






 

 
   
Clique na aba Dados de empresa e coloque os dados de sua empresa.
para trocar o logo de fundo e a imagem de impresão clique sobre elas,a imagem de impressão recomendo o formato GIF,ICO,pode até ser JPG porém o arquivo tem que ser pequeno caso contrário a impressão demora a se iniciar.
Você também pode definir o tamanho da letras a ser impresso e qual item quer que seja impresso.
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
Clique na aba Mensagem e coloque a mensagem que vai sair na impressão.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
Clique na aba Geral defina a cor de fundo,caixa de texto do programa
Caixa dias entrega: quando você faz o orçamento do aparelho e o cliente autoriza no formulário de saída é permitido definir um dia para entrega defina o dia de entrega para que o sistema avise "X "dias antes para que você conserte.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Clique na aba Banco dados, defina se o computador é servidor ou estação de trabalho,se for o unico computador deixe marcada a caixa servidor,se pretende ligar mais de um computador defina somente um como servidor e os outros como estação de trabalho,para o funcionamento em rede a pasta de instalação do programa tem que estar compartilhada em modo completo no servidor,nos outros computadores não é necessário compartilhar,agora na caixa caminho banco de dados digite ,\\Nome do servidor\sicoel e clique em testar se tudo estiver correto aparece a mensagem conectato,feche o prgrama sem clicar em salvar e reabra ele.
 
 
 
 
 
 
 
 
Clique em Aparelhos e cadastre o tipo do aparelho caso queira trabalhar com porcentagem individual por aparelho marque a caixa trabalhar com porcentagem a caixa Tipo no formulário da ordem de serviço fica bloqueada para digitação somente vai ser inclusos os itens que estiverem na lista se ficar desmarcada ela é liberada caso algum item não exista na lista o sistema grava o item sem a necessidade de cadastrar por este formulário.
Cadastre também o serviço executado e coloque o valor mão de obra de acordo com o serviço,cadastre também o Sintoma (defeito reclamado) para ativar estás funções marque a caixa ativar.
 
 Sempre que alterar um item clique em salvar.
 
 
 
 
 
 
 
 
 Clique em Impressão :
Selecionar impressora: marque se quiser selecionar qual impressora usar na hora da impressão.
Imprimir com linhas:marque se quiser que apareça linhas na impressão separando os dados.
Impressão padrão:marque se quiser usar a ficha padrão do sistema.
Somente "OS" padrão:
"OS" entrada: selecione a quantidade de cópia a ser impressa.
"OS" saída: selecione a quantidade de cópia a ser impressa.
Venda:selecione a quantidade de cópia ser impressa.
Visita:selecione a quantidade de cópia a ser impressa.
Automático: a impressão se inicia sozinha ao clicar em salvar.
Dados nota fiscal:imprime dados de nota fiscalincluidos na ordem de serviço.
 
Impressão pelo word:marque se quiser usar um documento criado no microsoft word como ficha padrão,para saber mais clique aqui.
Clique no botão com icone de lupa e selecione o documento a ser usado.
Item imprimir
Direto: o sistema lê o documento e imprime direto sem intervenção do usuário.
Abre: abre a caixa de seleção para escolha do documento a ser impresso.
Edita:abre o documento já com os dados do registro para ser editado.
 
 
  
 
 
 
 
 
 

   Cadastrando um cliente:
No menu lateral clique em cliente vai aparecer duas opções:

Novo cadastro:Está ao ser clicada vai abrir o formulário de cadastro do cliente.

Pesquisa
:Está vai abrir o formulário de pesquisa.











Veja abaixo o formuário de cadastro do cliente.


                                                                           
           Formulá
rio de cadastro completo do cliente:

 
O cadastro é bem simples,e possui todos os itens necessário,como endereço,telefone,cpf,cidade,etc...

Sempre que for cadastrar um novo cliente clique no botão Incluir após a digitação clique em Salvar,o botão Nova "OS" ao ser clicado os dados de registro do cliente são exportados para o formulário de ordem de serviço de entrada onde os dados do aparelho que está entrando para conserto são colocados.


O botão  "OS" Visita abre o formulário de cadastro de visita.




A guia Histórico mostra os aparelhos que o cliente trouxe para conserto,ao clicar sobre o item o formulário de ordem de serviço de saída é aberto.




                                                                                                            
        Formulário de pesquisa de cliente:

As opções de pesquisa são:
Por código do registro do cliente.nome,telefones,cpf,clique em um dos item digite e precione a tecla enter,depois de dois cliques no item desejado ou precione enter.



















  Cadastrando  ordem de serviço:


 
Clique no menu lateral em Ordem serviço.

 
Clique em Novo cadastro para registrar um novo aparelho para conserto

Clique em "OS" entrada para abrir o formulário de pesquisa de ordem de serviço de entrada.

Clique em "OS" saída para abrir o formulário de pesquisa de ordem de serviço de saída.

Clique em "OS" técnico para abrir o formulário de pesquisa de ordem de serviço do técnico.

Clique em "OS" visita para abrir o formulário de pesquisa de ordem de serviço de visita(Manutenção externa)

   






                
Abaixo o funcionamento de cada formulário:


 
Vizando facilitar o acesso as informações importantes da ordem de serviço ela foi dividida em duas em "OS" entrada e "OS" saida ambas são a mesma,porém na "OS" entrada mostra todas as informações referente ao cadastro do aparelho e a "OS" saida mostra parcialmente os dados de registro e as informações referente ao status do conserto e informações de valores e autorizações.
OBS: se preferir pode usar o cadastro completo da ordem de serviço,entre em configurações e na guia geral marque a caixa abrir cadastro completo.

Formulário de cadastro da ordem serviço:
Para abrir está ordem de serviço  clique no menu lateral em "OS" entrada.

Se quiser abrir a pesquisa de cliente clique no botão ao lado da caixa nome.

A caixa CPF/CNPJ ao digitar e precionar a tecla enter caso o cliente já tenha cadastro no sistema os dados de nome,telefone e endereço são carregados sem a necesidade de digitar,mas está função só funciona se o cadastro for feito usando o formulário de cadastro do cliente,caso o CPF ou CNPJ não esteja cadastrado ao terminar de preencher a ordem de serviço e clicar em salvar os dados são armazenados no cadastro do cliente e da próxima vez que o cpf ou cnpj for digitado os dados são carregados.

A caixa Tipo  mostra se é um TV,DVD,Microondas,etc...,caso não tenha o item desejado digite e o sistema armazena sozinho,o mesmo serve para a caixa Marca.
A caixa sintoma muda seu layout  para lista quando o cadastro de defeito está ativado.

O sistema gera o numero da OS e data de forma automática caso necessite alterar o numero da "OS" e data depois de salvar o registro clique em cima do numero e altere se o numero da "OS" digitado for maior que o numero gerado pelo sistema a sequencia se dará apartir dele.

Se você tem uma "OS" de fábrica marque a caixa OS Fábrica e digite o numero da "OS" ao ser consultada está aparece como garantia.
Para cadastrar um novo aparelho clique em Incluir.
Para enviar um aviso para buscar o aparelho clique em Visita.
 
 













Formulário de ordem serviço com os dados de status do conserto:

Para abrir está ordem de serviço digite o numero ou outro item no formulário Busca rápida ou clique no menu lateral em "OS" saida.

Na caixa Serviço executado mostra o que foi feito no aparelho e na caixa Situação do conserto mostra o status do aparelho.
Funções do botão:
Garantia conserto: clique caso o aparelho tenha retornado a oficina,ao clicar uma caixa aparecerá perguntando se é garantia e se deseja gerar uma nova "OS",para desativar o aviso de  garantia clique no botão novamente.
Orça/Autorizado: clique caso o cliente tenha autorizado o conserto do aparelho.
Orça\Não autorizado: clique caso o cliente não autorize o orçamento.
Aguarda autorização: clique caso o cliente fique indeciso.
Peças aplicadas: clique para ver ou incluir as peças usadas no conserto,e também para colocar ou alterar o valor á pagar.
Entregar: clique para finalizar a "OS" se estiver aprovado o orçamento vai abrir a opção de registrar o valor pago e imprimir a "OS" de garantia,caso contrário somente vai ser colocada a data de saída da oficina.
Toda vez que um dos botões de autorização são clicados a data de contato é inserida,e sempre que fazer uma alteração nos registros clique em salvar.
Para imprimir somente o orçamento clique em Peças aplicadas depois em imprimir.
 
 
 



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  Formulário do técnico:
 Use este formulário para incluir o serviço executado,peças aplicadas e valores de mão de obra e peças,o layout da caixa sintoma e serviço executado muda para lista quando a função cadastro de defeito e serviço executado está ativado,se o cadastro de serviço executado estiver ativado o valor mão de obra é colocado sozinha.
 
Situação do conserto:
Consertado: marque quando o aparelho já esteja consertado
Orçamento: caso o aparelho já esteja somente orçamentado.
Aguarda peça: caso esteja aguradando material para reposição.
Devolver ao cliente: caso não tenha peças ou conserto.
 
Botões:
Estoque:abre pesquisa de peças já cadastrados no sistema.
Manual: abre caixa para inserir as peças aplicadas manualmente.
Para alterar ou excluir uma peça da lista clique duas vezes em cima dele.
 
 


 
 




 


Editado por eletronicashow - 27 Outubro 2016 as 15:36
Se a informação foi útil ajude o fórum, e faça uma doação https://pag.ae/7WoaSCTga
Téc:Marciano C Rocha
Gerencie sua oficina com SICOEL
https://youtube.com/eletronicashow
http://eletronicashow.com.br
Voltar ao Topo
Links Patrocinados


Voltar ao Topo
eletronicashow Ver Drop Down
Administrador
Administrador


Cadastrado em: 01 Janeiro 2007
Localização: São Roque /SP
Status: Offline
Pontos: 1967
Link direto para este Post Postado: 22 Janeiro 2011 as 09:32
Para ativar o cadastro completo tem que entrar em configurções do sistema na guia geral marque a caixa cadastro completo
Se a informação foi útil ajude o fórum, e faça uma doação https://pag.ae/7WoaSCTga
Téc:Marciano C Rocha
Gerencie sua oficina com SICOEL
https://youtube.com/eletronicashow
http://eletronicashow.com.br
Voltar ao Topo
 Responder Responder

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.05
Copyright ©2001-2022 Web Wiz Ltd.

Esta página foi carregada em 0,656 segundos.