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Tópico FechadoUsando gerenciador oficina eletrônica SICOEL 3.0

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Cadastrado em: 01 Janeiro 2007
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Link direto para este Post Tópico: Usando gerenciador oficina eletrônica SICOEL 3.0
    Postado: 26 Agosto 2010 as 10:59

Obrigado por escolher este programa para gerenciar suas ordem de serviço ("O.S").

Se ainda não fez o download baixe pelo link:http://eletronicashow.com/programas/sicoel.exe

Ajudar a manter o software SICOEL clique aqui.

Requisito: Processador 500Mhz,512Mb memo,20Mb de disco,Win 95/ME/Xp para usuário do windows Vista e Win7 tem que desativar o controle UAC(Controle de pais) ,caso contrário o backup não funciona.

Para usuários Windows Vista,
1º Vá no painel de controle
2º Clique em Contas de Usuário e Segurança Familiar
3º Clique em Contas de Usuário
4º Clicque em Ativar ou desativar o Controle de Conta de Usuário
5º Terá uma opção ( Utilizar o controle de conta de usuário (UAC) para ajudar a proteger o computador, desmarque ela
6º Renicie o computador e pronto!






Está é a tela principal do programa SICOEL,note que a tela de login a sua esquerda e a sua direita está o menu de funções.






 
 











Tela de login,clique no usuário Anonimo e digite a senha 1234 para ter acesso as funções do programa,após clicar em Login a tela busca rápida e pêndencia são carregadas.








 
 
 
 Depois dedigitar asenha dosistemaclique nomenu lateral em:
 
 
 
 



Clique em Usuário
 
 
 
Clique em funcionário para abrir o cadastro de usuarios.
 
 
 
 
 
 
 
 




 


 
 
Com o cadastro de usuario aberto inclua um novo usuario ou edite:
 
Caixas de seleção:
O formulário de cadastro possui varias caixas de seleão,cada uma define o acesso aos outros formulários do sistema:
Coluna Somente ler:está permite que o usuário abra o formulário mas não pode incluir,alterar ou excluir o registro.
Coluna Ler/alterar/excluir: está permite alterar,incluir e excluir um registro.
Pedir senha ao alterar o registro: está se ativada sempre vai pedir a senha do usuário antes de salvar o registro.
Excluir registro permanentemente: está se selecionada permite que o registro seja apagado do banco de dados,recomendo deixar desmarcada,caso houver uma exclusão basta abrir o formulário de registro e desmarcar a exclusão.
As caixas sistema: se marcadas permite o acesso as funções,backup,movimento,configuração,teste backup,registro
 
OBS:Troque o usuario anonimo e a senha 1234  por uma de seu conhecimento,e não esqueça ela está é criptografada no banco de dados e não dá para recuperar,caso você esquecer a senha entre em contato.
 
 
 


 
 
 
 
Depois que definiu o acesso ao programa vamos configurar agora,no meu lateral clique em:
 
Clique em sistema.
 
 
Clique em configurações para abrir o formulário.
 
 
 
 
 
 
 






 

 
   
Clique na aba Dados de empresa e coloque os dados de sua empresa.
para trocar o logo de fundo e a imagem de impresão clique sobre elas,a imagem de impressão recomendo o formato GIF,ICO,pode até ser JPG porém o arquivo tem que ser pequeno caso contrário a impressão demora a se iniciar.
Você também pode definir o tamanho da letras a ser impresso e qual item quer que seja impresso.
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
Clique na aba Mensagem e coloque a mensagem que vai sair na impressão.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
Clique na aba Geral defina a cor de fundo,caixa de texto do programa
Caixa dias entrega: quando você faz o orçamento do aparelho e o cliente autoriza no formulário de saída é permitido definir um dia para entrega defina o dia de entrega para que o sistema avise "X "dias antes para que você conserte.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Clique na aba Banco dados, defina se o computador é servidor ou estação de trabalho,se for o unico computador deixe marcada a caixa servidor,se pretende ligar mais de um computador defina somente um como servidor e os outros como estação de trabalho,para o funcionamento em rede a pasta de instalação do programa tem que estar compartilhada em modo completo no servidor,nos outros computadores não é necessário compartilhar,agora na caixa caminho banco de dados digite ,\\Nome do servidor\sicoel e clique em testar se tudo estiver correto aparece a mensagem conectato,feche o prgrama sem clicar em salvar e reabra ele.
 
 
 
 
 
 
 
 
Clique em Aparelhos e cadastre o tipo do aparelho caso queira trabalhar com porcentagem individual por aparelho marque a caixa trabalhar com porcentagem a caixa Tipo no formulário da ordem de serviço fica bloqueada para digitação somente vai ser inclusos os itens que estiverem na lista se ficar desmarcada ela é liberada caso algum item não exista na lista o sistema grava o item sem a necessidade de cadastrar por este formulário.
Cadastre também o serviço executado e coloque o valor mão de obra de acordo com o serviço,cadastre também o Sintoma (defeito reclamado) para ativar estás funções marque a caixa ativar.
 
 Sempre que alterar um item clique em salvar.
 
 
 
 
 
 
 
 
 Clique em Impressão :
Selecionar impressora: marque se quiser selecionar qual impressora usar na hora da impressão.
Imprimir com linhas:marque se quiser que apareça linhas na impressão separando os dados.
Impressão padrão:marque se quiser usar a ficha padrão do sistema.
Somente "OS" padrão:
"OS" entrada: selecione a quantidade de cópia a ser impressa.
"OS" saída: selecione a quantidade de cópia a ser impressa.
Venda:selecione a quantidade de cópia ser impressa.
Visita:selecione a quantidade de cópia a ser impressa.
Automático: a impressão se inicia sozinha ao clicar em salvar.
Dados nota fiscal:imprime dados de nota fiscalincluidos na ordem de serviço.
 
Impressão pelo word:marque se quiser usar um documento criado no microsoft word como ficha padrão,para saber mais clique aqui.
Clique no botão com icone de lupa e selecione o documento a ser usado.
Item imprimir
Direto: o sistema lê o documento e imprime direto sem intervenção do usuário.
Abre: abre a caixa de seleção para escolha do documento a ser impresso.
Edita:abre o documento já com os dados do registro para ser editado.
 
 
  
 
 
 
 
 
 

   Cadastrando um cliente:
No menu lateral clique em cliente vai aparecer duas opções:

Novo cadastro:Está ao ser clicada vai abrir o formulário de cadastro do cliente.

Pesquisa
:Está vai abrir o formulário de pesquisa.











Veja abaixo o formuário de cadastro do cliente.


                                                                           
           Formulá
rio de cadastro completo do cliente:

 
O cadastro é bem simples,e possui todos os itens necessário,como endereço,telefone,cpf,cidade,etc...

Sempre que for cadastrar um novo cliente clique no botão Incluir após a digitação clique em Salvar,o botão Nova "OS" ao ser clicado os dados de registro do cliente são exportados para o formulário de ordem de serviço de entrada onde os dados do aparelho que está entrando para conserto são colocados.


O botão  "OS" Visita abre o formulário de cadastro de visita.




A guia Histórico mostra os aparelhos que o cliente trouxe para conserto,ao clicar sobre o item o formulário de ordem de serviço de saída é aberto.




                                                                                                            
        Formulário de pesquisa de cliente:

As opções de pesquisa são:
Por código do registro do cliente.nome,telefones,cpf,clique em um dos item digite e precione a tecla enter,depois de dois cliques no item desejado ou precione enter.



















  Cadastrando  ordem de serviço:


 
Clique no menu lateral em Ordem serviço.

 
Clique em Novo cadastro para registrar um novo aparelho para conserto

Clique em "OS" entrada para abrir o formulário de pesquisa de ordem de serviço de entrada.

Clique em "OS" saída para abrir o formulário de pesquisa de ordem de serviço de saída.

Clique em "OS" técnico para abrir o formulário de pesquisa de ordem de serviço do técnico.

Clique em "OS" visita para abrir o formulário de pesquisa de ordem de serviço de visita(Manutenção externa)

   






                
Abaixo o funcionamento de cada formulário:


 
Vizando facilitar o acesso as informações importantes da ordem de serviço ela foi dividida em duas em "OS" entrada e "OS" saida ambas são a mesma,porém na "OS" entrada mostra todas as informações referente ao cadastro do aparelho e a "OS" saida mostra parcialmente os dados de registro e as informações referente ao status do conserto e informações de valores e autorizações.
OBS: se preferir pode usar o cadastro completo da ordem de serviço,entre em configurações e na guia geral marque a caixa abrir cadastro completo.

Formulário de cadastro da ordem serviço:
Para abrir está ordem de serviço  clique no menu lateral em "OS" entrada.

Se quiser abrir a pesquisa de cliente clique no botão ao lado da caixa nome.

A caixa CPF/CNPJ ao digitar e precionar a tecla enter caso o cliente já tenha cadastro no sistema os dados de nome,telefone e endereço são carregados sem a necesidade de digitar,mas está função só funciona se o cadastro for feito usando o formulário de cadastro do cliente,caso o CPF ou CNPJ não esteja cadastrado ao terminar de preencher a ordem de serviço e clicar em salvar os dados são armazenados no cadastro do cliente e da próxima vez que o cpf ou cnpj for digitado os dados são carregados.

A caixa Tipo  mostra se é um TV,DVD,Microondas,etc...,caso não tenha o item desejado digite e o sistema armazena sozinho,o mesmo serve para a caixa Marca.
A caixa sintoma muda seu layout  para lista quando o cadastro de defeito está ativado.

O sistema gera o numero da OS e data de forma automática caso necessite alterar o numero da "OS" e data depois de salvar o registro clique em cima do numero e altere se o numero da "OS" digitado for maior que o numero gerado pelo sistema a sequencia se dará apartir dele.

Se você tem uma "OS" de fábrica marque a caixa OS Fábrica e digite o numero da "OS" ao ser consultada está aparece como garantia.
Para cadastrar um novo aparelho clique em Incluir.
Para enviar um aviso para buscar o aparelho clique em Visita.
 
 













Formulário de ordem serviço com os dados de status do conserto:

Para abrir está ordem de serviço digite o numero ou outro item no formulário Busca rápida ou clique no menu lateral em "OS" saida.

Na caixa Serviço executado mostra o que foi feito no aparelho e na caixa Situação do conserto mostra o status do aparelho.
Funções do botão:
Garantia conserto: clique caso o aparelho tenha retornado a oficina,ao clicar uma caixa aparecerá perguntando se é garantia e se deseja gerar uma nova "OS",para desativar o aviso de  garantia clique no botão novamente.
Orça/Autorizado: clique caso o cliente tenha autorizado o conserto do aparelho.
Orça\Não autorizado: clique caso o cliente não autorize o orçamento.
Aguarda autorização: clique caso o cliente fique indeciso.
Peças aplicadas: clique para ver ou incluir as peças usadas no conserto,e também para colocar ou alterar o valor á pagar.
Entregar: clique para finalizar a "OS" se estiver aprovado o orçamento vai abrir a opção de registrar o valor pago e imprimir a "OS" de garantia,caso contrário somente vai ser colocada a data de saída da oficina.
Toda vez que um dos botões de autorização são clicados a data de contato é inserida,e sempre que fazer uma alteração nos registros clique em salvar.
Para imprimir somente o orçamento clique em Peças aplicadas depois em imprimir.
 
 
 



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  Formulário do técnico:
 Use este formulário para incluir o serviço executado,peças aplicadas e valores de mão de obra e peças,o layout da caixa sintoma e serviço executado muda para lista quando a função cadastro de defeito e serviço executado está ativado,se o cadastro de serviço executado estiver ativado o valor mão de obra é colocado sozinha.
 
Situação do conserto:
Consertado: marque quando o aparelho já esteja consertado
Orçamento: caso o aparelho já esteja somente orçamentado.
Aguarda peça: caso esteja aguradando material para reposição.
Devolver ao cliente: caso não tenha peças ou conserto.
 
Botões:
Estoque:abre pesquisa de peças já cadastrados no sistema.
Manual: abre caixa para inserir as peças aplicadas manualmente.
Para alterar ou excluir uma peça da lista clique duas vezes em cima dele.
 
 


 
 




 


Editado por eletronicashow - 27 Outubro 2016 as 15:36
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Link direto para este Post Postado: 22 Janeiro 2011 as 09:32
Para ativar o cadastro completo tem que entrar em configurções do sistema na guia geral marque a caixa cadastro completo
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